segunda-feira, 13 de setembro de 2010

movie maker...

      Windows Movie Maker é um aplicativo desenvolvido pela Microsoft para o usuário que quer editar vídeos de forma simples, dispensando os programas complexos dedicados a essa tarefa.
       A interface simples de Windows Movie Maker corresponde à de outros aplicativos do Windows. A janela de reprodução, o espaço dos fotogramas e a linha de tempo ficam localizados em painéis distintos, para que você possa visualizar três funções simultaneamente com clareza.
       Como padrão, Windows Movie Maker cria clipes multimídia que podem ser enviados por e-mail ou serviços de comunicação instantânea. Você tem a opção de fazer diferentes ajustes de acordo com as suas necessidades.
       Para um toque de criatividade, é possível aplicar efeitos de transição e filtros visuais à sequência. Dessa forma você pode obter um material interessante e original, de qualidade quase profissional.
       Gosto muito deste programa, inclusive o utilizo bastante, justamente por ser muito prático e fácil de usar seus aplicativos. 
       Em nosso curso de BIBLIOTECONOMIA, ele pode ser muito usado em momentos de "A HORA DO CONTO" na Biblioteca Escolar, trazendo Apresentações bem dinâmicas a todos.

postado por GABRIELA MODA 

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PowerPoint: der "slides medonhos" a "coisas lindas" em seis passos simples

Comecemos com um exemplo de uma típica apresentação em PowerPoint, daquelas que dão mais medo do que a Preta Gil de biquíni na praia:

Ao contrário da Preta Gil, este slide tem salvação. Vamos aos passos:
1) Contraste: é preto no branco.
Contraste não é aquele botão da sua TV ou aquilo que você bebe pra fazer alguns exames médicos: é a diferença, de cor e luminosidade, entre duas partes de uma imagem. No slide acima, o pouco contraste entre o azul escuro do topo e o texto do título faz nossos pobres olhos sofrerem pra poder entender o que está escrito: azul escuro e preto são parecidas demais.
Para facilitar a leitura de qualquer coisa, quanto mais contraste, melhor. Pegue qualquer livro e tá lá: letras pretas sobre papel branco. Mais contraste que isso, impossível. Veja só a diferença quando removemos o fundo assustador do slide e deixamos tudo “preto no branco”.




2) Deixe o slide respirar
Talvez para tentar mostrar serviço pro chefe, o estagiário que fez esta apresentação (ora, só pode ter sido um estagiário!) entupiu cada um dos slides com o máximo de conteúdo que conseguiu.
Acontece que tem uma coisa vital para um slide ficar agradável de ler: é o que os designers chamam de espaço negativo. Não, isto não é nenhuma dimensão paralela: são apenas as margens, espaço entre figuras, entre parágrafos… ou seja, espaços em branco. Quando você tem pouco espaço negativo, o slide fica entulhado demais. No exemplo abaixo, eu reduzi o tamanho de algumas coisas para aumentar o espaço negativo e permitir que os olhos “descansem” melhor ao ler o slide.




3) A fonte de todos os seus problemas é a fonte.
Como em “O Inferno de Dante”, eu acredito que o inferno é dividido em camadas. Quanto mais profunda for a camada onde você fica, mais danado você está.
De cima pra baixo imagino que o inferno tenha divisões para: nazistas, estupradores, pedófilos, pedófilos estupradores, políticos e, logo abaixo, pessoas que usam Times New Roman em apresentações. E na última camada, a mais profunda, estão os que usam Comic Sans…
A partir de agora você fica, portanto, proibido de usar estas duas fontes no PowerPoint (Comic Sans você não deve usar em lugar NENHUM). E siga sempre três mandamentos básicos:
Mandamento 1: Jamais usarás mais de uma fonte na mesma apresentação;
Mandamento 2: Jamais usarás fontes serifadas (aquelas que, como a fatídica Times New Roman, tem aquelas “voltinhas” no pé das letras);
Mandamento 3: NÃO ESCREVERÁS TUDO EM MAIÚSCULAS, pois fica parecendo que você está gritando. E mamãe já dizia que quem grita perde a razão.

As terríveis serifas! (Figura “emprestada” da Wikipedia)Veja o slide com Arial no texto todo e sem maiúsculas. Agora não preciso mais me preocupar em ir parar no inferno…




4) Apague toda informação inútil
Vamos queimar um pouquinho de fosfato extra com o título do slide: “desempenho das equipes de vendas no quarto trimestre de 2006″. Precisa mesmo dizer que é no “quarto trimestre” se no gráfico ele está mais do que destacado? E no parágrafo logo abaixo você fala de novo do bendito quarto trimestre. Arranque fora.
Além disso, o destaque no gráfico é feito com a linha vermelha e também com a grande seta azul. Precisa mesmo destacá-lo de duas formas? Seria isto um backup para o caso de alguém não ver um dos dois itens? Arranque fora um deles, é redundância, não serve pra nada.
Agora, leia de novo o parágrafo do meio do slide: “As vendas apresentaram uma queda bastante expressiva nos últimos três meses de 2006, conforme mostrado no gráfico abaixo”. Este é um excelente exemplo de embromação. Afinal de contas, que informação nova este texto acrescenta ao slide? Já sabemos que é em 2006 (o título mostra isso), que é no último trimestre e que as vendas caíram (o gráfico mostra isso, e durante a apresentação isso vai, obviamente, ser citado). Arranque fora, sem dó. E veja a diferença…




5) Agora que você já apagou toda informação inútil, apague toda informação inútil.
“Mas… mas eu já tirei tudo que podia!”, você poderia pensar. E eu estou apenas começando…
Lembre-se que o objetivo de qualquer slide é passar uma mensagem, dar uma informação. Todos os elementos do slide tem que ajudar a passar a informação. Tudo mesmo, desde o texto até as bordas, figuras e cores. Se alguma coisa no seu slide não está ajudando a passar a mensagem, é lixo. Não serve pra nada. Merece levar um delete nas fuças.
A logomarca da empresa, por exemplo, é importante em apresentações externas para clientes ou fornecedores, mas é completamente inútil para apresentações internas. Ora, você está apresentando para seu próprio pessoal: algum deles, por um acaso, não sabe em que empresa está trabalhando?
No título, você precisa mesmo falar em “desempenho”? O gráfico não deixa isto claro? E as “equipes”? Elas sequer são mencionadas no resto do slide. E o gráfico? Eu sei que os gráficos 3D do Excel são bonitos e tal, mas lembre-se: o que é que você quer com o gráfico? Mostrar o quanto coisas 3D são bonitas ou dar uma idéia visual da quantidade vendida em cada trimestre? Neste caso, um grafiquinho simples resolve.
Aquele textinho com os valores dos trimestres, ao lado do gráfico, também precisa sumir. Se colocarmos os valores de cada trimestre em cima de cada coluna do gráfico, e indicar com uma pequena frase a unidade de medida e escala de tempo, dá pra deletar não somente este texto como também as linhas de grade do gráfico (não ajudam em nada e poluem o visual), os rótulos do eixo horizontal e o eixo vertical inteirinho. A legenda (”série 1″? E daí?) e a borda também devem ser arrancadas fora.
Agora veja a diferença: temos muito menos informação visual inútil atrapalhando a informação realmente útil. Antes a pessoa lia o slide inteiro, com uma certa dificuldade, e entendia o conteúdo. Agora basta uma confortável passada de olho.




6) A hora do “plus”
Agora temos um slide realmente apresentável… o que ainda não é suficiente. Não se contente com pouco! Queremos um slide que seja tão lindo, mas tão lindo que faça seu chefe querer lamber a tela do computador quando ver a apresentação.
Existem várias maneiras de conseguirmos isto (não, trabalhar para um chefe louco não vale):
Em vez de usar a fonte Arial manjada, use a Trebuchet MS. É a fonte que uso nos textos neste blog, inclusive. Ela é bonita, diferente e bem legível, principalmente nos números.
Em vez de usar uma cor “chapada” no gráfico, retire a borda das colunas e aplique um leve degradê (”efeitos de preenchimento”, no Excel), para dar a impressão de que as colunas são sólidas mesmo.
Ao invés de destacar o quarto trimestre com a “clássica” linha vermelha, por que não apenas mudar a cor da última coluna do gráfico, e dar um negrito no valor? Vai dar um destaque e ser discreto ao mesmo tempo (se é que isso faz sentido).
Em vez de dividir a área entre o título e o conteúdo do slide com uma linha preta, reta e chata, use também um degradê (da mesma cor do gráfico, pelo amor de Deus, senão daqui a pouco teremos um arco-íris de alegria colorida ao invés de um esquema de cores com aparência profissional).
Procure deixar os espaçamentos mais uniformes. O título, por exemplo, está mais distante do topo do slide do que da margem esquerda. Sim, parece ser o ápice da frescura e ninguém vai te dizer “UAAU que espaçamento lindo”, mas tenha certeza: inconscientemente as pessoas percebem.
Agora, contemple a beleza estética de um bom slide de PowerPoint. E por favor, não lamba seu monitor!


Fonte: http://bombabits.blogspot.com/2009/03/powerpoint-de-slides-medonhos-coisas.html

sábado, 4 de setembro de 2010

Momentos de descontração após uma exaustiva aula de lógica.


O SALÁRIO DO PÊNIS
Eu, Pênis, solicito aumento de salário pelas seguintes razões:
* Faço esforço físico no cumprimento de minhas funções;
* Trabalho em grandes profundidades;
* Mergulho de cabeça em tudo que faço;
* Não descanso nos fins de semana ou feriados nacionais;
* Trabalho em ambiente extremamente úmido;
* Não recebo horas extras;
* Trabalho em ambiente sem iluminação e sem
ventilações adequadas;
* Trabalho sob altas temperaturas, sem climatização;
* Meu trabalho me expõe as doenças contagiosas;


RESPOSTA DA DIRETORIA(Feminina)
Sr. Pênis, após a revisão dos seus pedidos e considerando seus
argumentos, a DIRETORIA REJEITOU seu pedido baseando-se nos seguintes fatos:
* Você não trabalha 8 horas ininterruptamente;
* Você dorme durante o expediente após curtos períodos de trabalho em visível demonstração de 'corpo mole';
* Você não segue sempre as ordens da gerência e costuma visitar outras repartições;
* Não tem iniciativa. Precisa ser estimulado e pressionado para começar a trabalhar;
* Você deixa seu ambiente de trabalho bagunçado ao final do turno;
* Nem sempre você observa as normas de segurança de trabalho e abre mão de seu EPI - Equipamento de Proteção Individual. Ou seja, não veste a correta roupa protetora;
* Você se aposentará muito antes dos 65 anos;
* Você é incapaz de trabalhar dois turnos dobrados;
* Ás vezes você abandona sua posição de trabalho antes de completar a tarefa;
* Ou passa mal e vomita ou simplesmente desmaia .
* E se tudo isso não bastasse, temos observado que você entra e sai do seu local de trabalho carregando um saco de aparência suspeita.


Sem mais,

Atenciosamente,
DIRETORIA(Feminina)

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Adicionar música, canções ou efeitos sonoros a uma apresentação de slides Aplica-se a: Microsoft Office PowerPoint 2003

É possível adicionar músicas, canções ou efeitos sonoros que são reproduzidos:
  • automaticamente quando você exibe um determinado slide.
  • Quando você clica no ícone de som de determinado slide.
  • Em um ou vários slides.
Para obter mais informações de plano de fundo antes de trabalhar com música, canções ou sons, consulte Sobre música e sons.

Adicionar música, canções, ou efeitos sonoros

  1. Exibir o slide ao qual você deseja adicionar música ou efeitos sonoros.
  2. No menu Inserir, aponte para Filmes e Sons. Em seguida, execute um dos seguintes procedimentos:
  • Clique em Som de Arquivo, localize a pasta que contém o arquivo que você deseja e, em seguida, clique duas vezes no arquivo.
  • Clique em Som do Media Gallery, role para localizar o clip que você deseja e, em seguida, clique nele para adicioná-lo ao slide.
 Observação   Para pesquisar os clips no Media Gallery, preencha a caixa Pesquisar e, em seguida, clique em Ir. Para obter mais informações sobre a localização do clip que você deseja, inclusive detalhes sobre a localização de arquivos usando caracteres curinga e sobre a adição de seus próprios clips ao Media Gallery, clique em Dicas para localizar clips na parte inferior do painel de tarefas.
  1. Clique duas vezes no arquivo de som que deseja inserir.
  2. Quando uma mensagem for exibida, execute um dos seguintes procedimentos:
    • Para reproduzir uma música ou um som automaticamente quando você for para o slide, clique em Automaticamente.
    • Para reproduzir a música ou som apenas ao clicar no ícone de som Icon image, clique em Quando clicado.
  3. Para ajustar as configurações com relação ao momento em que o arquivo de som é interrompido, clique no ícone de som Icon image, clique com o botão direito do mouse e, em seguida, clique em Personalizar Animação.
  4. No painel de tarefas Personalizar Animação, clique na seta do item selecionado na lista Personalizar Animação e, em seguida, clique em Opções de Efeitos.
  5. Na guia Efeito, em Parar a execução, execute um dos seguintes procedimentos:
    • Para interromper o arquivo de som com um clique de mouse no slide, selecione Ao clicar (padrão).
    • Para interromper o arquivo de som após esse slide, selecione Após o arquivo atual.
    • Para manter o arquivo de som em execução por vários slides, selecione Após e, em seguida, defina o número total de slides em que o arquivo deve ser executado.
Fonte:  http://office.microsoft.com/pt-br/powerpoint-help/adicionar-musica-cancoes-ou-efeitos-sonoros-a-uma-apresentacao-de-slides-HP005194698.aspx

TEM MAIS...

O BrOffice.org Impress é um aplicativo de apresentações multimídia. Proporciona recursos de efeitos especiais, animação, objetos clipart(figuras) em 2D e 3D, além de ferramentas para desenho que permitem a criação de cartões personalizados para divulgação de serviços particulares (Ex.: Uma revendedora de cosméticos, Manicure e Pedicure, Fotógrafo, etc).

O BrOffice.org Impress possui diversas formas de visualização para as nossas apresentações: Desenho, Estrutura de Tópicos, Anotações, Slides e Folhetos. Contém filtros capazes de importar/exportar arquivos do Microsoft PowerPoint, possibilitando o compartilhamento com os usuários da Microsoft.


Por Gabriela Moda.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Editores de apresentação - utilização

Os editores de apresentação, são recursos eletrônicos muito úteis para organizar e dinamizar a apresentação de nossas ideias.

Com um Editor de Apresentações, seja o OpenOffice Impress da SUN MicroSystem ou o PowerPoint da Microsoft, por exemplo, os mais conhecidos no mercado, podemos criar páginas com informações para serem projetadas - os slides, homepages, panfletos e trabalhos diversos. Por exemplo: você pode criar slides com textos animados, de modo que as informações deslizem para a direita à medida que são projetadas. Se quisermos enfatizar um tópico específico, podemos programar, por exemplo, para que ele deslize para a esquerda. Podemos atrair atenção para a informação desejada utilizando os diversos recursos de apresentação automática ou manualmente. Podemos, ainda, utilizar recursos sonoros, uma música ou som ocasional durante uma transição de slides ou animação de objetos.

Com um Editor de Apresentações também podemos fazer transparências, imprimindo cada slide separadamente. A facilidade de importar figuras, fotos, imagens e outros recursos possibilitam a elaboração de belos trabalhos para impressão. Temos também a opção de gravar nossa apresentação em HTML, e assim visualizar nossa apresentação em qualquer navegador da Internet.

É isso aí ! Com essas ferramentas tenho certeza que nossas apresentações tornar-se-ão mais interessantes!

Fonte:http://www.cederj.edu.br/extensao/plataforma/cursos/175264/95272/ppt/ppt.htm

Olá Mundo

Esse é a minha primeira postagemmm..

:)