Introdução
O BrOffice.org 2.0 é um pacote de programas de escritório aberto, multi-plataforma e rico em recursos. Sua interface e funcionalidades são muito semelhantes a outros produtos do mercado, como o Microsoft Office ou o Lotus SmartSuite. Mas, ao contrário desses produtos comerciais, o BrOffice.org é absolutamente gratuito.
Formato de Arquivo OASIS OpenDocument Format - ISO/IEC 26.300
A partir da versão 2.0, o BrOffice.org utiliza como padrão o formato de arquivos OASIS OpenDocument Format - ISO/IEC 26.300, baseado na linguagem XML. O OASIS OpenDocument é um formato aberto, padronizado por um comitê independente e não está atrelado a uma implementação ou um fornecedor, garantindo assim, liberdade e independência.
Além do próprio BrOffice.org e das suítes relacionadas ou derivadas do OpenOffice.org, como StarOffice, KuruminOffice ou FreeOffice, há suporte ao formato OpenDocument também por parte do KOffice, que faz parte do ambiente KDE.
Vale ressaltar ainda que o OpenDocument é um dos formatos recomendados pela Comissão Européia e vem sendo adotado como padrão por diversos países e estados, como ocorreu recentemente com o Estado americano de Massachusetts.
Novo Painel de Tarefas
O novo Painel de Tarefas aumenta a produtividade e a usabilidade do BrOffice.org. Ele dá acesso a vários recursos e ferramentas através de uma interface coerente, integrada e fácil de usar. Antigos usuários do Microsoft PowerPoint vão se sentir em casa com o BrOffice.org 2.0.
CustomShapes compatíveis com as AutoFormas do Microsoft Office
O BrOffice.org agora suporta CustomShapes, que são muito similares às AutoFormas do Microf Office. Em conseqüência, as AutoFormas agora são importadas e exibidas corretamente. As CustomShapes podem mudar não só no tamanho, mas também na aparência.
Mais transições de Slides e Efeitos de Animação
O BrOffice.org 2.0 suporta muito mais transições de slides e efeitos de animação. Agora os usuários têm mais opções para dar um aspecto profissional às suas apresentações. Além disso, o suporte a mais efeitos de animação aumenta a compatibilidade com o Microsoft PowerPoint.
Exportação de PDF melhorada
O OpenOffice.org 1.1 introduziu o recurso de exportação de arquivos PDF. A versão 2.0 aprimora ainda mais essa função. Agora é possível definir o nível de compressão das imagens. Além disso, o suporte a PDF agora também trabalha corretamente com miniaturas e hiperlinks.
Novo aplicativo de Banco de Dados
O OpenOffice.org sempre teve ferramentas para acesso a banco de dados, mas elas estavam escondidas. O BrOffice.org 2.0 agora encara bancos de dados como qualquer outra aplicação, ou seja, um novo banco de dados pode ser criado através do menu "Arquivo – Novo – Banco de dados...". Para usuários iniciantes, há um assistente que auxilia a criação de tabelas sem o conhecimento de bancos de dados ou SQL. O mecanismo de banco de dados HSQLDB, baseado em tecnologia Java, permite criar "documentos de banco de dados", do mesmo modo que o Microsoft Access. Estes arquivos de bancos de dados não requerem um servidor de banco de dados, como MySQL, Adabas D ou Oracle. Todas as informações (definição de tabelas, dados, consultas, formulários, relatórios) são armazenadas em um arquivo XML.
Assistente de Mala Direta
O novo Assistente de Mala Direta torna fácil criar correspondências para milhares de destinatários, guiando o usuário através do processo. Várias fontes de dados podem ser usadas para as informações de endereço.
Função Contar Palavras melhorada
No passado, só era possível encontrar as estatísticas dos documentos em "Arquivo – Propriedades". Era impossível contar o número de palavras em uma seleção. O BrOffice.org 2.0 elimina essas restrições. Agora, a função Contagem de Palavras é facilmente encontrada no menu "Ferramentas".
Suporte a Tabelas Aninhadas
Com o BrOffice.org 2.0, é possível criar tabelas dentro de tabelas (tabelas aninhadas). Isso aumenta a usabilidade de um modo geral e melhora muito a compatibilidade com o Microsoft Word.
Suporte a Assinaturas Digitais
Outra novidade é o suporte a assinaturas digitais. Para isso, o BrOffice.org utiliza certificados armazenados em repositórios regulares.
Suporte a Xforms
O BrOffice.org 2.0 permite a criação de formulários baseados no padrão aberto W3C XForms. Com eles, é muito fácil implementar lógicas simples, sem qualquer tipo de programação.
Filtros do WordPerfect
O BrOffice.org 2.0 inclui um filtro para WordPerfect desenvolvido pela comunidade do código aberto. Programadores estão convidados a contribuir com esse projeto.
Planilhas com 65.536 linhas
O OpenOffice.org 1.1 suportava apenas 32.768 linhas nas planilhas, o que causava grandes problemas de interoperabilidade com o Microsoft Excel. A nova versão agora faz com que o BrOffice.org se equipare ao Microsoft Excel nesse aspecto.
Suporte melhorado a Tabela Dinâmica
Com a Tabela Dinâmica no BrOffice.org 2.0 (assim como sua equivalente no Microsoft Excel), é possível criar novos grupos, filtrar dados com base em valores, exibir diferenças ao invés de valores absolutos, etc.
As novas funções da Tabela Dinâmica tornam o BrOffice.org Calc uma poderosa ferramenta para análise de dados.
Instaladores Nativos
O BrOffice.org 2.0 utiliza mecanismos de instalação nativos para cada sistema operacional. Por exemplo, arquivos MSI e CAB no Microsoft Windows; pacotes RPM no Linux.
Adicionalmente, o BrOffice.org Projeto Brasil está disponibilizando pacotes também nos formatos DEB (para distribuições Debian e derivadas) e TGZ (para Slackware).
Integração com o Desktop nativo
O BrOffice.org 2.0 integra-se perfeitamente ao ambiente Desktop em que está instalados, parecendo-se e comportando-se como qualquer outra aplicação específica daquele ambiente.
Por exemplo: no Windows XP, ele tem a mesma aparência de um programa do Windows. No Linux, ele usa os mesmos componentes visuais do GIMP e do Evolution, tendo uma integração perfeita com os temas do Gnome.
Barras de Ferramentas flutuantes
As barras de ferramentas do BrOffice.org 2.0 estão muito mais flexíveis. Agora é muito fácil mover, organizar, grudar ou soltar as barras. É igualmente fácil personalizar uma barra de ferramentas, ocultando ou exibindo botões, conforme a sua necessidade.
E elas estão mais inteligentes também! Por exemplo, se você insere uma tabela em um documento, imediatamente é exibida a barra de ferramentas "Tabela", que facilita o acesso à maioria das operações que se pode executar em uma tabela. Sua produtividade aumenta!
Referências: http://www.broffice.org/release/2.0/novidades