Bom, pra responder estas e outras perguntas, transcrevo abaixo o bom conteúdo de Fernando Andrade, professor, consultor, palestrante e proprietário da empresa Pessoas e Tecnologia.
Afinal, qual o número ideal de slides em uma apresentação eletrônica?
Como assim? Só posso responder essa pergunta se souber quanto tempo dura a apresentação…
Ledo engano! Associar slides a tempo não faz sentido. Já vi uma apresentação de 2 horas onde o apresentador usou apenas… um único slide! E, suspiro, já vi apresentação de 30 minutos onde fui obrigado a aguentar 60 slides. Dois slides por minuto! Adivinha se consegui prestar atenção em todos? Ou em algum?
Um slide é feito para apoiar o apresentador, e não para tomar o lugar dele!!! Há pessoas que insistem em não entender isso. Algumas até deixam por conta dos slides a saudação inicial (primeiro slide: “bom dia“) e o encerramento (último slide: “fim“). Como assim, fim? Se a platéia precisar de um slide para perceber que a apresentação terminou, há alguma coisa errada, concorda?
Em muitos de meus artigos comento que um número ideal de slides fica em torno de 10, independente da duração da apresentação. Este é um bom número, ele inibe apresentações com, digamos, 79 slides (um absurdo total!). Mesmo assim, cada caso é um caso. Vi um vídeo do Seth Godin, um dos mais festejados gurus de marketing, e excelente apresentador, onde ele usa um número grande de slides. Felizmente, com um truque: a maioria dos slides foi criada para ser apresentada rapidamente, em frações de segundo. Muito rápido? Responda você, há um vídeo no YouTube. Você verá que funciona! Comentário: não gostei de vários slides apresentados, mas GOSTEI MUITO da forma de apresentá-los.
Mas afinal, por que as pessoas gostam tanto assim de usar muitos slides em suas apresentações?
Para mostrar que conhecem o assunto;
Para mostrar que se preparam para a reunião;
Para que a apresentação não fique muito pobre;
Porque não conseguem escolher os tópicos principais e aí colocam tudo!
(o pior motivo de todos os motivos, e – infelizmente – o mais comum) Para não esquecer o que falar!
E neste último caso, como há muitos slides, ou o apresentador se obriga a apresentar tudo, mesmo que o tempo tenha acabado, ou pula vários slides, apertando seguidamente PgDn e dizendo coisas do tipo isso não é importante. A platéia fica com a sensação de enrolação.
Vamos radicalizar: quanto menos slides, melhor! Vamos radicalizar mais: se possível, NÃO USE SLIDES! Conheço excelentes apresentadores que nunca precisam dos tais slides.
Neste ponto do texto você já deve estar pensando que sou contra PowerPoint. Muito pelo contrário!!! Meu trabalho é mostrar às pessoas como criar slides que realmente funcionam, que de fato respeitam o tempo das pessoas – e as próprias pessoas. Umas das regras (!) que mais defendo em minhas aulas é:
Use slides APENAS quando NÃO CONSEGUIR PASSAR SEU RECADO sem mostrar alguma coisa!
Sua área criou uma nova embalagem para um produto? Não adianta ficar falando, é melhor mostrar. Em um slide!
Você está propondo um novo layout para o departamento? Não fale, MOSTRE!
Sua equipe quer mostrar um novo fluxo para a movimentação de materiais dentro da fábrica? Um slide é excelente para isso.
Pensando assim, você conseguirá criar apresentações bastante enxutas e EFICAZES! Seu público agradece!
Autor: Por Jackson Caset 20 de julho de 2009 Carreira, Dia-a-Dia.
interessante essa postagem, acho que muita gente tem essas duvidade de quantos slides por em uma apresentação, entao isso esclarece bastante essas duvidades, valeu.
ResponderExcluirÉ uma idéia! Mas honestamente eu axo que existem casos e casos. No nosso caso, alunos de informática instrumental, não há como apresentar um trabalho sem usar os benditos slides. Primeiro por ser um assunto ao qual não dominamos, pelo menos eu, e segundo porque tem muitas coisas que só da pra entender se for mostrada ou exemplificada, tipo aqueles circuitos e como funcionam, ou quando você quer ilustrar seu trabalho e põe imagens para evitar textos imensos. Então, particurlamente não concordo com esse cara que fez essa matéria não, acho que os slides são um plus a mais na apresentação mas é claro que devem ser usados com cautela.
ResponderExcluir