segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Construindo uma apresentação multimídia simples

A Ferramenta Openoffice Impress

Utilizando como sistema de autoria para construção desta apresentação multimídia a ferramenta OpenOffice Impress. É pressuposto deste módulo que o aluno conheça as operações desta ferramenta.

O OpenOffice Impress é uma excelente ferramenta de produção de apresentações lineares. Uma navegação linear significa que o usuário irá navegar em uma linha reta, do slide de abertura ao slide de fechamento da apresentação sem qualquer desvio, conforme ilustra o diagrama abaixo:

Para apresentações mais complexas, que utilizem menus e botões para controle de animações, o OpenOffice Impress não é a melhor ferramenta. Aplicativos como Macromedia, Flash e Director, entre outras, possuem diversos recursos mais apropriados..

Planejando uma Apresentação Simples
O tema escolhido foi "Voar - Do Sonho para Além das Nuvens...", que é sobre a história da aviação.

Para descrever as operações na ferramenta, utilizaremos o arquivo "apresentacao_mod05.odp" como referência. No final, a sua apresentação terá 6 ou 7 slides: um slide de abertura, 4 ou 5 slides sobre a história da aviação e um slide de fechamento.

Em nosso exemplo-referência, fizemos os seguintes agrupamentos dos fatos históricos:

• O Desejo do Homem de Voar: de 1485 a 1900
1485 - Leonardo da Vinci / 1738 - Bernoulli

• O Sonho Realizado: de 1900 a 1910
1903 - Os Irmãos Wright / 1906 - Santos Dumont

• Avançando na Tecnologia: de 1910 a 1947
1910 - Biplanos / 1927 - Charles Lindbergh / 1940 - 2ª Grande Guerra

• A Era dos Jatos: de 1947 aos Dias de Hoje
1947 - Chuck Yeager / 1950 aos Dias de Hoje - Grandes Jatos / 1986 - Dick Rutane

A seqüência básica montada na apresentação referência será:

Utilizaremos textos, figuras no padrão jpg, gif animado, áudio no padrão wav e mp3 e efeitos de animação padrões da própria ferramenta.

5.5. PRATICANDO: Desenvolvendo a apresentação

ANTES DE INICIAR

Crie uma pasta para seu projeto. Por exemplo, "Projeto_Mod06".
Crie uma sub-pasta para armazenar as imagens e uma pasta para armazenar áudio e vídeo. Por exemplo: "Imagens" e "Áudio_Video". Armazene as imagens, áudios e vídeos nas respectivas pastas.

ABERTURA
Inicie o Openoffice Impress.
Defina um fundo Principal (Máster): cabeçalho, cor e padrão de fonte para 3 níveis, rodapé. Lembre-se que estas definições serão aplicadas a todos os slides de sua apresentação.

Volte ao modo de edição normal

Crie uma tela de abertura

• Insira o título da apresentação - defina um tamanho adequado ao seu título. (Apresentação- referência: "VOAR - DO SONHO PARA ALÉM DAS NUVENS...")
• Insira o nome do autor e a data

É muito importante inserir seu nome e a data da apresentação na tela de abertura. As pessoas precisam saber quem é você e quando a apresentação foi feita.
Nos próximos passos, criaremos os 4 (ou talvez 5 no seu caso) slides da história da aviação. Utilizaremos o mesmo formato para os títulos e o mesmo acabamento gráfico das figuras. As animações irão variar um pouco para não tornar a apresentação monótona.

Salve o seu trabalho a cada passo.

TELA 1

Insira o título da tela.

(Apresentação-referência: "O Desejo do Homem de Voar: de 1485 a 1900")

Insira o sub-título do evento histórico em outra cor.

(Apresentação-referência: "1485 - Leonardo da Vinci")

Insira uma figura ilustrativa e o texto descrevendo o evento.

(Apresentação-referência: figura de um Ornitóptero e o texto abaixo:

Leonardo da Vinci estudou detalhadamente o vôo dos pássaros. Concluiu que o vôo era resultado do movimento relativo das asas com o ar.Ele esboçou alguns ornitópteros, que são máquinas teoricamente propulsadas pela força muscular do "piloto".)

Insira outro sub-título do evento histórico, a figura ilustrativa e respectivo texto explicativo conforme realizado no acima.

(Apresentação-referência: "1738 - Bernoulli"; texto e o desenho de uma câmera de vídeo)

Daniel Bernoulli foi um matemático suiço que, em 1738, publicou a lei física que é a base da aerodinâmica:"Durante o escoamento de um fluido, não há perda de fluido ou de energia. A energia só é alterada por influência externa." )

Neste caso, optamos por mostrar o desenho de uma câmera de vídeo ao invés do vídeo para ter controle do início do mesmo. O vídeo (no caso, um gif animado) está montado no próximo slide, que é uma cópia deste slide. O usuário, ao clicar sobre a câmera de vídeo (ou qualquer lugar da tela) irá linearmente para o próximo slide mas terá a impressão que disparou o evento "vídeo".

No caso da apresentação-referência, este é o momento de duplicar o slide para poder inserir o vídeo. Desta forma, teremos um slide com todos os textos e imagens e sem qualquer animação.

Insira as animações de entrada de texto.

(Apresentação-referência: o primeiro texto entra após o clique na tela e existe uma instrução para isso. O segundo sub-título entra após à entrada do primeiro texto e a instrução para o usuário realizar novo clique na tela. Após o clique, entra o segundo texto e a câmera.)

Insira uma música da época.

(Apresentação-referência: a música escolhida foi clássica: Bach - note o tamanho do arquivo wav.)

A tela 1 está terminada com um pequeno detalhe - no caso da apresentação-referência, precisaremos inserir o vídeo no slide duplicado. Assim, a tela 1 na verdade é composta pelo slide 2 e pelo slide 3, que é sua duplicação. Inserimos o vídeo no slide 3 e encerramos a Tela 1.

Salve o seu trabalho a cada passo.

TELAS 2 A 4 (OU 5)

Repita os processos realizados na Tela 1:

Salve o seu trabalho a cada passo.

FECHAMENTO

Crie uma tela de fechamento

• Faça suas considerações finais;
• Deixe uma referência para contato futuro;
• Eventualmente, cite a bibliografia utilizada.

Parabéns, você completou sua primeira apresentação.

Disponível em: http:/ /crv.educação.mg.gov.br

2 comentários:

  1. Bom dia,

    Sou editor da revista BrOffice.org e gostei bastante desse "tutorial" e gostaria de perguntar/convidar se não querem reescrever este artigo com telas(screens) para publicação na revista. Q tal?
    http://broffice.org/revista

    Abraços,

    Luiz Oliveira

    ResponderExcluir
  2. E então? Quem encara o convite do Luiz? Aconselho fortemente..

    R

    ResponderExcluir