Um gerenciador de arquivos é um programa de computador usado para criar e organizar arquivos e diretórios (ou pastas) em um sistema operacional.
Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação de arquivos, no disco rígido, em CDs, DVDs, pen drives, cartões magnéticos e, também, em outros computadores na rede local, podendo também ser utilizado para a instalação de programas.
Funções
Existem muitos desses softwares gerenciadores.
No Ubuntu que é uma distribuição linux, ou seja, é um sistema operacional, que utiliza o núcleo do Linux e ele é baseada na distro Debian, que oferece um repositório de pacotes bastante completo, com a interface GNOME, encontra-se o Nautilus, que é um programa simples e de código aberto.
Ele é iniciado sempre que se abre alguma localidade no computador (Diretórios, Discos etc.) e assim, para abrir o Nautilus deve-se clicar no painel superior em "Locais" - "Pasta Pessoal" (Home)
Para facilitar, o programa é executado automaticamente pelo sistema, quando algum periférico de armazenamento é conectado, tal como pen drives, HDs externos, câmera digital, ou quando se coloca um CD ou DVD no drive de leitura.
O Nautilus possibilita organizar arquivos em pastas e executar tarefas, como:
Criar e exibir pastas e documentos. Organizar arquivos em pastas e salvá-los,
Copiar e mover pastas e arquivos,
Executar programas,
Abrir arquivos, por meio dos programas associados a tipos de arquivos,
Pesquisar e gerenciar arquivos,
Abrir locais especiais no computador: Acessar a rede local e salvar os arquivos,
Gravar dados para CDs ou DVDs.
Disponível em: http://www.cultura.ufpa.br/dicas/linux/li-u-car.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário