sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dicas para quem usa o Impress, do BrOffice.

por Marcos Elias


O projeto do Impress, cuidado com as imagens que você inserir

O projeto de arquivo do Impress é um arquivo de extensão ".odp". Ao inserir imagens nele, você pode arrastá-las para cima dos slides. Ele vincula os arquivos, ou seja, as imagens deverão estar no mesmo lugar na próxima vez que você abrir o arquivo. Elas não são inseridas dentro do arquivo ".odp", mas sim referenciadas nos seus locais originais (assim como uma página HTML não contém as imagens, mas sim referências que as chamam). Então o melhor a fazer é criar uma pasta para cada apresentação, e colocar todas as imagens dentro dessa pasta, salvando a apresentação nela também. Ao fazer backup, copie a pasta inteira :)

Cuidado ao inserir imagens "arrastando" os arquivos com o mouse, do Explorer para o slide
Quando você arrastar uma imagem para um slide, solte-a em um local vazio. Se você soltá-la sobre um objeto selecionado (uma outra imagem, por exemplo), a nova ficará no lugar do objeto, substituindo-o.

Redimensionamento
Para redimensionar imagens e objetos, clique uma vez para selecionar, e depois arraste uma das bordas. Segurando SHIFT durante o arraste, a proporção do tamanho será mantida.

Textos na apresentação
Para colocar textos, use a ferramenta de texto, clicando no botão com um "T", na barra de ferramentas inferior. Clicado ali, arraste o mouse demarcando mais ou menos a área desejada para o texto, dentro do slide. Fazer isso facilita ao colar textos, pois o tamanho da largura já estará determinado, evitando dor de cabeça para ajustar os blocos de textos.

Links para sites
Fique livre para inserir links :) Eles funcionarão corretamente mesmo ao exportar em PDF. Para isso, use o menu "Inserir > Hyperlink". Aqui há uma pequena variação quanto ao que ocorre ao usar o recurso similar do MS Office. Ele insere o link definindo o texto diretamente na tela de inserção de link; muitas vezes você seleciona um trecho de texto e ao aplicar um link, o texto anterior é perdido. Para evitar isso, digite o novo no campo de link, depois clique em "Aplicar" e em "Fechar". Sinceramente isso pode irritar quem se acostumou com o MS Office, mas depois você se acostuma.

Como editar um link?

Depois de inserido um link, se o campo de texto contiver basicamente o link, pode ficar difícil selecioná-lo... Pois ao clicar, o link será aberto. Para contornar isso: clique com o botão direito, e as alças de redimensionamento aparecerão. Passando o mouse sobre as bordas, uma hora o cursor se transformará numa cruz (de quatro pontas), aí você pode clicar e arrastar para mover. Estando assim, um duplo clique permite editar o link, sem que ele seja aberto.

Organização em camadas

Mova objetos para frente ou para trás, em camadas, clicando neles com o direito e escolhendo "Dispor > Enviar para...". Isso serve para definir que imagem ou objeto deve ficar "por cima" de outro.

Oriente-se melhor com relação ao posicionamento dos itens

Oriente-se melhor: clique em "Exibir" e deixe marcados os itens "Grade" e "Grade para Frente". Isso exibirá pontilhados durante o desenvolvimento, demarcando a área "útil" da página.

Aumente ou diminua o tamanho da visualização

É pelo menu "Exibir > Zoom...".

salvar em PDF!
para exportar a apresentação em PDF (cada slide numa página), basta usar o menu "Arquivo > Exportar como PDF...".

Gradiente, cores e transparências dos quadros e campos de textos...

Ao selecionar um quadro de texto não em modo de edição (clicando na borda dele), ou um retângulo (com a ferramenta de retângulo, da barra de ferramentas), entre outros objetos... Você pode aplicar uma série de efeitos de preenchimento, de alta qualidade. Para isso basta estar com o objeto selecionado, e clicar no botão "Área", ele tem o ícone de uma latinha de tinta, na barra de ferramentas, ao lado do combo de cor:



Ao clicar nele, abre-se uma tela com algumas abas, onde você pode definir preenchimento em gradiente, transparência, bitmap (imagem de fundo)... É bastante personalizável, pena que seja realmente pouco intuitivo para os menos experientes. Veja:



O ponto negativo do OpenOffice nesse quesito é a escolha das cores além das "padrões", é um tanto chatinho para adicionar cores personalizadas, eles podiam simplificar isso... Por exemplo, um item que, quando clicado, abrisse o espectro das cores, como ocorre no Macromedia/Adobe Fireworks, no Photoshop e na maioria dos editores, até mesmo no simplório Paint (ao dar um duplo clique numa cor, neste caso).

Se você ainda não tem o OpenOffice, não sabe o que está perdendo =D
Baixe de graça em www.broffice.org (em português) ou www.openoffice.org (em inglês). Se você não tiver banda larga para baixá-lo, pode comprar o CD Explorando, que vem com ele em português, em www.cdexplorando.cjb.net.


Dísponivel em: http://.explorando.viamep.com/2007/07/dicas-para-quem-usa-o Impress do BrOffice.

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